Sistemas da Receita são customizados para o padrão ODF

Fonte: portal.dataprev.gov.br

Enviado por Jorge de Castro – Terça, 12 de abril de 2011

Dois importantes sistemas desenvolvidos pela Dataprev para a Receita Federal são o Safis (Sistema de Auditoria Fiscal) e o Siscol (Sistema de Cadastramento Online de Débitos). Agora, essas duas ferramentas, que já funcionam em plataforma baixa, têm mais uma novidade: ambas estão customizadas para gerar arquivos em formato ODF (Open Document Format).

A determinação da Receita para que os aplicativos criassem arquivos em formato livre saiu em novembro do ano passado. Três meses depois, os dois sistemas já estavam modificados. “A demanda deles era para que nós alterássemos nos sistemas a forma de gerar arquivos. Ao invés de gerar em formato proprietário (.DOC ou . XLS) eles queriam que as duas ferramentas gerassem formatos ODF”, explica o gerente do Departamento de Produtos Receita, Gestão e Contencioso, Marcos Dantas Barros.

Segundo ele, a maior dificuldade encontrada pela Divisão de Produtos de Receita e Fiscalização, equipe responsável pela execução dessa demanda, foi pesquisar pela melhor solução. “Definido como iríamos fazer, desenvolver isso no sistema foi simples”, garante Dantas.

Basicamente, o que os técnicos da Dataprev fizeram foi acionar os aplicativos do BROffice (que em breve se chamaŕá LibreOffice) para que os arquivos fossem gerados em formato livre. Quando o usuário pede que um dos dois sistemas gere uma planilha, por exemplo, o aplicativo abre o Calc, insere as informações na planilha e salva o arquivo. O documento é então repassado ao sistema que apresenta o arquivo ao usuário. “Todo esse trabalho é feito internamente, sem que o usuário perceba que a ferramenta está executando essas ações”, completa.

O que é? O Safis é o sistema de auditoria que apoia o trabalho de campo do auditor fiscal. Já o Siscol é uma ferramenta que fica instalada nas delegacias e unidades de atendimento da Receita Federal. É o sistema que faz o cadastramento dos débitos e recebe os resultados dos auditores, depois das fiscalizações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s